A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que em julho a bandeira tarifária continuará amarela. Portanto, os consumidores continuam tendo um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
Segundo divulgado pela Aneel, a continuidade da bandeira amarela, ativa desde o mês de abril, é em razão das condições típicas do período seco. “Quando há redução nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas e necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado”, explicou.
Dos meses de janeiro a abril deste ano, a bandeira tarifária era a verde, refletindo as condições favoráveis de geração. Em junho foi determinado a bandeira amarela, que agora permanece em julho.
O sistema de bandeiras tarifárias, adotado em 2015, permite ao consumidor acompanhar, em tempo real, as condições de geração e seus impactos nos custos da energia elétrica. “A medida reforça a transparência tarifária e incentiva o uso consciente da energia”, completou.
Fonte: Jovem Pan