Evento de filiação do PL Mulher em Cacoal registra adesão expressiva de novas integrantes

O PL Mulher de Cacoal realizou na última sexta-feira, dia 10 de outubro, um evento de filiação que registrou adesão significativa de mulheres ao partido. A atividade, coordenada pela presidente da entidade no município, Gil Cardoso, na sede municipal do partido, faz parte de uma estratégia para ampliar a participação feminina nas decisões políticas, em linha com o perfil do eleitorado brasileiro, composto majoritariamente por mulheres.

“Filiamos muitas mulheres e isso nos enche de alegria e esperança”, afirmou Gil Cardoso, em nota divulgada após o encontro. De acordo com a presidente do PL Mulher em Cacoal, cada nova filiação representa o reconhecimento, por parte dessas cidadãs, de que a política está presente no cotidiano e que a participação ativa é necessária para influenciar decisões que afetam suas vidas e comunidades.

Durante o evento, Gil Cardoso fez um discurso no qual destacou motivações para o engajamento político das mulheres. “É pela nossa pátria, é pela nossa casa, é pelos nossos filhos, é pelos nossos netos, é pelos nossos princípios que estão sendo a cada dia jogados no chão e pisoteados. É por isso que nós temos que lutar”, afirmou a presidente do PL Mulher em Cacoal.

Em sua fala, ela também enfatizou valores familiares e religiosos como fundamentos para a participação política. “Nós temos que cuidar da nossa família, que nós temos que amar a Deus sobre todas as coisas e que no final a nossa pátria, que seja uma pátria abençoada”, declarou Gil Cardoso.

O evento reflete um movimento mais amplo de busca por maior representatividade feminina nos espaços de poder. Embora os direitos políticos das mulheres tenham sido conquistados há décadas – o voto feminino no Brasil foi instituído em 1932 –, a presença efetiva nas instâncias decisórias ainda é considerada desproporcional ao tamanho desse eleitorado.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mulheres representam 52,5% do eleitorado brasileiro. Apesar disso, a representação feminina no Congresso Nacional e nas casas legislativas estaduais e municipais permanece aquém desse percentual. Na Câmara dos Deputados eleita em 2022, por exemplo, as mulheres ocupam apenas 18% das cadeiras.

Gil Cardoso destacou que o objetivo é transformar esse cenário. “O espaço político para as mulheres já foi conquistado. Agora, o desafio é ocuparmos esses espaços com responsabilidade, coragem e propósito”, afirmou a presidente do PL Mulher em Cacoal.

A iniciativa se insere em um contexto de debates sobre a ampliação da participação feminina na política brasileira, incluindo discussões sobre financiamento de campanhas de candidatas e cumprimento de cotas de gênero nos partidos.
Para a coordenação do evento, a atividade marca o início de uma nova fase de atuação, com foco na presença feminina “forte, consciente e atuante” nos espaços de decisão política.

+Notícias

Últimas Notícias