Se Liga Cacoal – Header
.
Início Site

“Final contra a Bélgica” e “eliminação digna”: craques do ‘Falha de Cobertura’ preveem destino da seleção na copa

Daniel Furlan e Caito Mainier, “Craque Daniel” e “Professor Cerginho” respectivamente, relembram previsões acertadas feitas no programa humorístico esportivo


Fonte: UOL Noticias

Confira os resultados dos jogos desta terça-feira (23) na Copa

O dia de hoje (23) na Copa do Mundo teve como destaque uma inédita marca nos Mundiais alcançada pelo artilheiro da seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo, o CR7. Com dois gols marcados contra o Uzbequistão, o português se tornou o primeiro jogador a marcar em seis edições diferentes do mundial de futebol. 

Com o resultado, ele passou à frente do argentino Lionel Messi, que marcou em cinco edições.

>> Confira os resultados dos jogos desta terça-feira (23):

Portugal 5 x 0 Uzbequistão (grupo K)

Notícias relacionadas:Cristiano Ronaldo faz dois gols e Portugal vence o Uzbequistão por 5×0.Gana segura Inglaterra e duelo de líderes do Grupo L não sai do zero.Com dúvida na direita, Brasil encerra preparação para encarar Escócia.A seleção de Portugal, comandada por Cristiano Ronaldo, venceu o Uzbequistão com uma goleada de 5 a 0. CR7 fez dois gols e se tornou o primeiro jogador a marcar em seis edições de Copa do Mundo. Com o resultado, Portugal disputa a liderança do Grupo K com a Colômbia. Os países se enfrentam no sábado (27), em Miami, na última rodada. No mesmo dia, o Uzbequistão, lanterna do grupo, encara a República Democrática do Congo, em Atlanta.

Inglaterra 0 x 0 Gana (grupo L)

Quem esperava gols na disputa entre Inglaterra e Gana nesta terça-feira (23) se decepcionou. A partida em Boston (Estados Unidos), que opôs os líderes do Grupo L da Copa do Mundo, terminou empatada sem gols. Melhor para os ganenses, que seguraram 90 minutos de pressão e festejaram muito o ponto somado ao final do jogo. As duas seleções acumulam quatro pontos. Os ingleses, pelo melhor saldo de gols (dois a um), ficam em primeiro, seguidos pelas Estrelas Negras (apelido da equipe africana). Ambos estão próximos da classificação, já que, além dos dois primeiros, os oito melhores terceiros colocados entre os 12 grupos passam de fase. 

Panamá 0 x 1 Croácia (grupo L) 

Mesmo sem uma grande atuação, a Croácia venceu o Panamá com placar de 1 a 0, em Toronto (Canadá). O gol da vitória foi marcado por Budimir no segundo tempo da partida. Os croatas têm chance de avançar no Mundial. Já os panamenhos não têm mais chances de ter pontuação suficiente para permanecer na competição.

Colômbia x República Democrática do Congo (grupo K)

A rodada se encerrará com a partida entre Colômbia e RD do Congo, às 23h, em Guadalajara (México). Com um saldo positivo de 2 gols, a Colômbia assumiu a liderança do Grupo K, com 3 pontos. Caso vença o Congo na partida desta terça-feira, a Colômbia encaminha a classificação para a segunda fase.


Fonte: Feed Últimas

Aposta de Manaus leva prêmio de R$ 2,8 milhões na Mega-Sena

Uma aposta de Manaus (AM) acertou as seis dezenas do Concurso 3.022 da Mega Sena, realizado nesta terça-feira (23), e vai receber o prêmio de R$ 2.813.548,14. 

A aposta simples, com seis números, foi feita na Loterias Bemol. 

Os números sorteados são: 02 – 03 – 08 – 11 – 17 – 22

102 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 8.964,74 cada
4.426 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 340,54 cada

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) de quinta-feira (25), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa.

O prêmio principal está estimado em R$ 3,5 milhões. 

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.


Fonte: Feed Últimas

Dólar sobe para R$ 5,18 e atinge maior valor desde fim de março

O dólar avançou nesta terça-feira (23) diante da maior aversão ao risco global e fechou no nível mais elevado em quase três meses. A bolsa de valores subiu pouco mais de 0,5%, refletindo, em parte, o alívio após a divulgação da ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

No exterior, investidores acompanharam a queda das ações de tecnologia nos Estados Unidos, sinais sobre a política monetária do Federal Reserve (Fed, Banco Central estadunidense) e as negociações envolvendo o petróleo, que fechou em baixa com foco no cenário geopolítico.

Câmbio pressionado

Notícias relacionadas:Governo mantém elevação de tarifas a carro elétrico e renova cota zero.Fazenda lança painel que detalha R$ 340 bi em benefícios fiscais.BC: “melhores práticas” recomendam não reagir a choques de oferta.O dólar à vista encerrou o dia com valorização de 0,89%, cotado a R$ 5,187, maior nível de fechamento desde 30 de março. A moeda chegou a tocar R$ 5,19 durante a sessão.

O movimento refletiu a busca por segurança diante da expectativa por novos dados de inflação nos Estados Unidos, que podem influenciar as decisões do Fed sobre juros. Indicadores recentes de atividade econômica americana acima do esperado aumentaram as apostas de manutenção de uma política monetária mais restritiva.

Bolsa vira o sinal

O Ibovespa encerrou o pregão aos 171.258 pontos, com alta de 0,52%, após registrar queda durante a manhã acompanhando o movimento negativo dos mercados internacionais.

A recuperação veio com o avanço de ações da Petrobras, grandes bancos e empresas ligadas ao ciclo econômico. O recuo das taxas de juros futuros após a divulgação da ata da última reunião do Copom também contribuiu para melhorar o desempenho da renda variável.

No documento, o BC indicou a possibilidade de pausar o corte de juros, dependendo do cenário internacional. A divulgação da ata reduziu parte do desconforto gerado pelo comunicado emitido após a reunião da semana passada, no qual o Copom não tinha mencionado os próximos passos para a Selic.

Cenário externo

Nos Estados Unidos, o índice Nasdaq caiu cerca de 2%, afetado por uma realização de lucros em empresas de tecnologia e inteligência artificial. Ao mesmo tempo, o mercado acompanhou sinais de força da economia americana antes da divulgação do índice de preços de gastos com consumo (PCE), principal indicador de inflação monitorado pelo Fed.

Na Europa, dados mais fracos de atividade econômica também contribuíram para ampliar a cautela dos investidores.

Petróleo recua

O petróleo terminou o dia em queda, com o mercado monitorando as negociações entre Estados Unidos e Irã e possíveis mudanças no fluxo da commodity pelo Estreito de Ormuz.

O contrato do Brent para setembro, referência para a Petrobras, caiu 0,93%, a US$ 76,80 por barril. O WTI, barril do Texas, para agosto recuou 0,88%, encerrando a US$ 73,21 por barril.

A possibilidade de aumento da oferta com flexibilização de restrições ao petróleo iraniano pressionou os preços, enquanto investidores aguardam novos sinais sobre o equilíbrio do mercado global.

*Com informações da Reuters


Fonte: Feed Últimas

Governo mantém elevação de tarifas a carro elétrico e renova cota zero

O Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) manteve o cronograma de aumento das tarifas de importação para veículos elétricos e híbridos. O órgão, no entanto, aprovou a recriação de uma cota de importação com alíquota zero para modelos desmontados e semidesmontados.

A medida terá validade por seis meses a partir de 1º de julho do próximo ano e contempla um limite de US$ 463 milhões em veículos nos regimes CKD e SKD, que permitem a montagem final dos automóveis no Brasil.

Tarifas chegam a 35%

Notícias relacionadas:Produção de veículos cresce 2,4% em abril, diz Anfavea.Nova fábrica de carros elétricos mostra confiança no Brasil, diz Lula.Segundo o Gecex, os veículos eletrificados semidesmontados (SKD) terão a tarifa de importação elevada para 35% a partir de julho. Já os modelos desmontados (CKD) continuarão com alíquota de 14% até o fim de 2026, passando também para 35% em janeiro de 2027.

A cota adicional com imposto zerado terá o mesmo valor do mecanismo que vigorou até janeiro deste ano. Acima do limite autorizado, continuam valendo as tarifas previstas no cronograma oficial.

A decisão não inclui veículos eletrificados totalmente montados, que seguem sujeitos às regras de tributação estabelecidas.

Governo defende transição

Em comunicado, o Gecex afirmou que a medida busca alinhar a política comercial a iniciativas voltadas à renovação da frota, incentivo à inovação e redução das emissões de carbono no setor automotivo.

O órgão destacou que os veículos eletrificados contribuem para a descarbonização da cadeia automotiva brasileira e para a adoção de tecnologias mais sustentáveis.

Indústria critica decisão

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) reagiu negativamente à medida e afirmou ver a decisão com “grande preocupação”.

A entidade declarou que a manutenção das cotas de importação com alíquota zero pode prejudicar fabricantes instalados no país, trabalhadores e empresas nacionais de autopeças.

Segundo a associação, manifestações de sindicatos, entidades empresariais e representantes da indústria apontaram impactos negativos sobre a produção local.


Fonte: Feed Últimas

Lula entrega aparelhos de radioterapia em São Paulo

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou de cerimônia de entrega de equipamento de radioterapia na tarde de hoje (23), no Hospital Santa Marcelina, na zona leste de São Paulo.

“O que está acontecendo hoje é um sonho que acalentamos há muito tempo, que o povo trabalhador tivesse acesso as coisas que todo mundo tem. A máquina que farão radioterapia aqui na zona leste é mais moderna do que aquela que eu fiz minhas 15 sessões em Brasília, que terminei agora pouco”, disse Lula, em seu discurso.

Notícias relacionadas:Novo aparelho vai acelerar tratamento de câncer infantil em São Paulo.Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama.Um em cada quatro brasileiros não sabe que o câncer pode ser prevenido.O presidente também falou sobre medidas de atendimento voltadas para o acesso à população, por meio do Aqui Tem Mais Especialistas, com atendimento local em vãs e carretas, levando especialistas e atendimento odontológico gratuitos para perto de onde as pessoas moram e trabalham. “O que a gente quer fazer de verdade é dar ao povo brasileiro o respeito que ele tem de ter”, completou.

O aparelho entregue hoje, um acelerador linear, está entre as opções mais modernas para tratamento de pacientes com câncer. Faz parte de um pacote de 105 aparelhos contratados nos últimos 3 anos e distribuídos para todos os estados. 

No Hospital Santa Marcelina a estimativa é aumento de 30% dos atendimentos com a chegada desse equipamento, e atua com três aceleradores, de modelos mais antigos. A expectativa também é de diminuir o tempo de início do tratamento, de 45 para 10 dias. 

A instituição também firmou novos convênios com o Ministério da Saúde e receberá R$ 166,7 milhões, voltados principalmente para o atendimento a pacientes em tratamento de câncer. Na ocasião o HSM recebeu, ainda, a certificação como Hospital de Ensino Nível 1, reconhecendo seu papel de destaque em pesquisa e formação de profissionais.

No evento tiveram destaque também duas entregas simultâneas de aceleradores, nas cidades de Fortaleza (CE) e Sinop (MT), em condições semelhantes, além da assinatura de compra de 20 tomógrafos para hospitais do SUS.

O Hospital Santo Antônio, em Sinop (MT), passará a atuar como parte da estratégia nacional de descentralização da radioterapia, voltada à redução de vazios assistenciais, à diminuição do deslocamento de pacientes para grandes centros e à ampliação do acesso aos tratamentos. Localizado na região norte do estado, tem se destacado como polo regional de saúde, com  destaque no atendimento recente ao cacique Raoni. 

O equipamento que irá para Fortaleza (CE) será destinado ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC) – Hospital Haroldo Juaçaba, que já atua no diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos do câncer como referência para todo o  estado.

Desde 2023 foram contratados 155 aceleradores lineares, com previsão de entrega de 70 equipamentos até 2026, dos quais 44 já foram inaugurados.

 


Fonte: Feed Últimas

Gana segura Inglaterra e duelo de líderes do Grupo L não sai do zero

Quem esperava gols na disputa entre Inglaterra e Gana nesta terça-feira (23) se decepcionou. A partida em Boston (Estados Unidos), que opôs os líderes do Grupo L da Copa do Mundo, terminou empatada sem gols. Melhor para os ganenses, que seguraram 90 minutos de pressão e festejaram muito o ponto somado ao final do jogo.

As duas seleções acumulam quatro pontos. Os ingleses, pelo melhor saldo de gols (dois a um), ficam em primeiro, seguidos pelas Estrelas Negras (apelido da equipe africana). Ambos estão próximos da classificação, já que, além dos dois primeiros, os oito melhores terceiros colocados entre os 12 grupos passam de fase. A chave também tem Croácia e Panamá, que se enfrentam ainda nesta terça, às 20h (horário de Brasília), em Toronto (Canadá).

Notícias relacionadas:Cristiano Ronaldo faz dois gols e Portugal vence o Uzbequistão por 5×0.Mau tempo atrasa voo do Brasil para Miami, sede do jogo com a Escócia.Com dúvida na direita, Brasil encerra preparação para encarar Escócia.Na última rodada do Grupo L, os ganenses encaram os croatas, enquanto os europeus pegam os panamenhos. As duas partidas estão marcadas para 18h de sábado (27).

Na Inglaterra, o técnico Thomas Tuchel mexeu na defesa em relação à equipe que venceu a Croácia por 4 a 2 na última quarta-feira (17), em Dallas (Estados Unidos). O lateral Nico O’Reilly e o zagueiro John Stones deram lugar a Djed Spencer e Marc Guehi.

Do lado de Gana, foram quatro mudanças. No gol, Benjamin Asare, que substituiu o lesionado Lawrence Ati Zigi no triunfo sobre o Panamá, por 1 a 0, em Toronto, seis dias atrás, iniciou como titular. Impedido de entrar no Canadá por responder a acusações de estupro e agressão sexual no Reino Unido, o volante Thomas Partey pôde ser escalado e ficou na vaga de Elisha Owusu. O meia Kwasi Sibo ficou com o lugar do atacante Kamaldeen Sulemana. À frente, Inãki Williams levou a melhor na disputa com Ernest Nuamah no time comandado por Carlos Queiróz.
 

Caleb Yirenkyi, de Gana, em ação com Nico O’Reilly, da Inglaterra – Foto: Reuters/Pilar Olivares/Proibida reprodução

O primeiro tempo foi de pouco futebol. Retraída, a seleção ganesa praticamente não ocupou o campo ofensivo, mas se sobressaiu defensivamente. Tanto é que os ingleses controlaram a posse de bola (63%), trocaram quatro vezes mais passes, mas não acertaram uma finalização sequer em direção à meta de Asare.

Na volta do intervalo, Gana tentou se aventurar um pouco mais no ataque, avançando pelo lado direito, com o lateral Marvin Senaya e Antoine Semenyo. Aos 33 minutos, na melhor chance, o também atacante Prince Adu invadiu a área e foi travado pelo zagueiro Ezri Konsa na hora da finalização, na frente do goleiro Jordan Pickford. A sobra ficou com o próprio Adu, que finalizou para o gol vazio, mas a bola atingiu Semenyo, que, sem querer, acabou “salvando” os ingleses.

Apesar do maior controle das ações, a Inglaterra demorou a conseguir realmente assustar a meta das Estrelas Negras. A primeira grande oportunidade veio somente aos 40 minutos, em chute cruzado pela direita do atacante Bukayo Saka, que Asare salvou com a ponta dos dedos.

No lance seguinte, O’Reilly, na pequena área, acertou o travessão após cruzamento pela direita. No rebote, o atacante Harry Kane, na única vez que conseguiu finalizar a gol, pegou mal na bola e mandou por cima. Os ingleses exerceram uma última pressão nos acréscimos, mas sem furar o bloqueio de Gana.


Fonte: Feed Últimas

CNJ adia regulamentação de fim da aposentadoria compulsória para juízes; discussão será retomada em agosto

CNJ suspende julgamento sobre aposentadoria compulsória de juízes
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) suspendeu, nesta terça-feira (23), o julgamento que discute uma mudança no regimento interno para atualizar as regras para a aplicação de punição de magistrados por faltas graves, acabando com a previsão de aposentadoria compulsória.
A sessão desta manhã começou com a manifestação do relator, Ulisses Rabaneda, propondo o fim da aposentadoria compulsória para magistrados punidos por faltas graves. Segundo o conselheiro, a medida encerra o que é apontado como impunidade pela sociedade.
Em seguida, o presidente do Conselho, ministro Edson Fachin, aprovou o requerimento para adiamento da discussão para a sessão seguinte, marcada para 4 de agosto.
“Com autorização das conselheiras e conselheiros, proclamo que o conselho, por unanimidade, suspendeu o julgamento para retomá-lo na sessão subsequente, nos termos do voto do relator”, disse Fachin.
Apesar das conversas já iniciadas pelo ministro Edson Fachin com diferentes integrantes do tribunal, interlocutores afirmam que o adiamento ocorre para construir um entendimento comum sobre o texto.
Segundo esses relatos, o momento é de articulação e ajustes para que a proposta seja apresentada com o maior grau possível de consenso, e não há resistências internas sobre o tema.
Ministro Edson Fachin, presidente do CNJ
Gustavo Moreno/CNJ
As medidas seguem o entendimento fixado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a perda de cargo e de salário passa a ser a punição máxima para juízes que cometerem faltas graves, e não a aposentadoria.
Com isso, cabe ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão que controla a atuação dos magistrados e fiscaliza os juízes e tribunais, regulamentar a aplicação do entendimento no Judiciário.
Decisão do STF
Em março, uma decisão individual do ministro Flávio Dino já havia revogado, na prática, a aposentadoria obrigatória e com salário proporcional para punir violações disciplinares graves.
Isso vale para casos de venda de sentenças, assédio moral e sexual, e benefícios indevidos a integrantes de facção criminosa.
Nos últimos 20 anos, 126 magistrados foram aposentados compulsoriamente nessas condições.


Fonte:

g1 > Política

STF pode julgar nesta quarta vínculo entre trabalhadores e apps e ações contra lei de improbidade; entenda

O Supremo Tribunal Federal (STF) pode retomar, nesta quarta-feira (24), o julgamento de processos que que discutem a existência de vínculo de emprego entre motoristas e entregadores e os aplicativos – a chamada “uberização”.
Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília
José Cruz/Agência Brasil/Arquivo
O caso começou a ser analisado no ano passado, quando o tribunal realizou sessões para a apresentação de argumentos dos participantes dos processos. Agora, o tema volta à pauta com a expectativa de apresentação dos votos dos ministros.
O plenário vai analisar o modelo de operação desenvolvido nestas plataformas e as repercussões nos direitos dos trabalhadores.
Ao final, a Corte vai elaborar uma tese, ou seja, uma espécie de guia que vai servir de parâmetro em disputas que tramitam em instâncias inferiores da Justiça.
Agora no g1
Proposta da AGU
Em outubro do ano passado, quando os processos começaram a ser julgados, a Advocacia-Geral da União (AGU) propôs uma série de orientações para a relação entre aplicativos de transporte e entrega e seus prestadores e serviços.
À época, a Advocacia sugeriu:
garantia de piso de remuneração reajustado seguindo a política nacional do salário mínimo;
limite de horas de conexão do trabalhador por dia;
seguro de vida e de proteção para casos de invalidez;
garantia de representação por entidade sindical e negociação coletiva;
criação de espaços de descanso;
incentivo à capacitação profissional.
O Supremo Tribunal Federal (STF) pode retomar, nesta quarta-feira (24), o julgamento de processos que que discutem a existência de vínculo de emprego entre motoristas e entregadores e os aplicativos
Shutterstock
Posição da PGR
Em documento enviado ao STF em setembro de 2025, a Procuradoria-Geral da República (PGR) se posicionou contra o reconhecimento de vínculo empregatício entre motoristas de aplicativo e empresas de aplicativos.
No parecer, o procurador-geral Paulo Gustavo Gonet Branco citou votos de ministros do STF para reforçar que já há, na própria Corte, entendimentos contrários ao estabelecimento do vínculo trabalhista nessas relações.
“A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal é firme quanto à constitucionalidade de contratação por formas distintas do contrato de emprego regido pela Consolidação das Leis do Trabalho”, destacou.
Processos contra a Lei de Improbidade Administrativa
O primeiro item da pauta, no entanto, é um conjunto de recursos e ações contra trechos da Lei de Improbidade Administrativa. A norma, que pune acusados de irregularidades na gestão de recursos públicos, foi alterada pelo Congresso em 2021.
Os recursos pedem esclarecimentos quanto à decisão do STF que fixou a exigência de caracterização do dolo (intenção) do agente para configurar a improbidade.
Além disso, há ações que questionam outros pontos da lei. Estão em discussão temas como:
a previsão de que a perda de função pública – uma das sanções possíveis em uma ação de improbidade – só se aplica ao cargo que o réu ocupava ao cometer a ilegalidade;
a definição prévia de que não pode ser enquadrada como ato de improbidade uma providência tomada pelo agente público tendo como base uma lei que não tem interpretação pacificada na Justiça;
a possibilidade de abater, no prazo da sanção de suspensão dos direitos políticos, o intervalo de tempo entre a decisão colegiada (em tribunal) e o momento em que a condenação se torna definitiva;
a previsão de que a proibição de contratar com o Poder Público, aplicadas aos envolvidos nas irregularidades, deve, em regra, valer apenas para a instituição pública que foi lesada pelos atos de improbidade;
a previsão de que cada ato de improbidade só pode ser enquadrado em uma modalidade de ação ilícita prevista na lei;
a possibilidade de que o prazo de prescrição (ou seja, o prazo que a Justiça tem para realizar a punição pelo ato de improbidade) contasse pela metade se fosse interrompido.


Fonte:

g1 > Política

Governo do RJ corta benefício que fez Refit sonegar R$ 10 bilhões em impostos

Investigadores afirmam que o Grupo Refit sonegava impostos em toda a cadeia dos combustívei
Reprodução/TV Globo
O governo do Rio de Janeiro deu o tiro de misericórdia no maior esquema de sonegação fiscal já ocorrido estado do Rio. A pedido da Secretaria de Estado de Fazenda, a Refit, antiga refinaria de Manguinhos, perdeu o direito ao diferimento de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na importação de combustível. O benefício era o motor do mecanismo criminoso.
A Refit importava combustível quase prontos, mas fingia que o material era matéria-prima e simulava uma operação de refino na sua unidade fantasma de Manguinhos. Investigações indicam que era só fachada para não pagar o ICMS na chegada do combustível ao país. Com o diferimento, que é a postergação de pagamentos de impostos, a empresa só deveria pagar o tributo no momento da venda para o consumidor final — o que ela nunca fazia.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Como não pagava impostos nem na chegada do combustível no país, nem na venda no posto de gasolina, a Refit conseguia vender o produto mais barato do que a concorrência, destruindo o mercado formal que paga impostos. Com o dinheiro que sobrava, comprava políticos, como indicam as investigações ainda em curso na Polícia Federal (PF).
A secretaria de Fazenda do Rio já comunicou ao Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) o desenquadramento da Refit no benefício fiscal. Após um pente-fino, auditores encontraram inconsistências na documentação apresentada para comprovar os requisitos necessários para autorizar o recebimento do incentivo.
Fundo ligado à Refit pagou R$ 14,2 milhões para empresa da família de Ciro Nogueira
Com a anulação do benefício, a secretaria vai realizar uma fiscalização para verificar se a refinaria fez o uso irregular do benefício. Caso isso seja comprovado, a empresa poderá ser multada.
A decisão, tomada pelo secretário Guilherme Mercez, contraria uma série de interesses políticos no estado do Rio, mas o episódio guarda uma ironia: ele foi afastado do cargo, no governo Cláudio Castro (PL), por contrariar os interesses da Refit.
Quando secretário de Fazenda, Mercês fechou o cerco contra grandes devedores do estado em atuação com respaldo jurídico do procurador Bruno Dubeux — que se recusava a assinar pareceres que beneficiassem a Refit. O resultado do trabalho da dupla fez a arrecadação do estado aumentar 17% em 2021, colocando R$ 800 milhões a mais no caixa estadual naquele ano.
Os dois foram afastados no governo Castro e reconduzidos assim que o governador interino, o presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Ricardo Couto, assumiu.
LEIA TAMBÉM
Governo do RJ bloqueia 19 empresas, ligadas à Refit, de emitirem notas de compra e venda
RJ cassa a Inscrição Estadual da Refit
Refit: veja o histórico de investigações no grupo empresarial, apontada como o maior devedor de impostos do Brasil
Fundo ligado à Refit pagou R$ 14,2 milhões para empresa da família de Ciro Nogueira, diz PF
Quem é Ricardo Magro, empresário à frente da Refit e alvo de operação da Polícia Federal


Fonte:

g1 > Política