Se Liga Cacoal – Header
.
Início Site

COPA DO MUNDO – Com dois de Vini, Brasil bate Escócia na volta de Neymar e avança como líder

Foto por MEGAN BRIGGS / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / GETTY IMAGES VIA AFP

A Seleção Brasileira encerrou a fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 com vitória. Nesta quarta-feira, o Brasil superou a Escócia por 3 a 0, no Hard Rock Stadium, em Miami (EUA), pela terceira rodada da chave C. Vinícius Júnior foi o grande nome da partida, com dois gols. Matheus Cunha também balançou as redes. O jogo ainda marcou a estreia de Neymar no Mundial.
Situação do grupo
Com o resultado, a Seleção Brasileira ficou na liderança do Grupo C, com sete pontos. Agora, o time de Carlo Ancelotti aguarda a definição do Grupo F. Holanda, Japão e Suécia são possíveis rivais. O jogo será na segunda-feira, às 14 horas (de Brasília), no NRG Stadium, em Houston, Texas (EUA).
A Escócia, por sua vez, ficou em terceiro lugar, com três pontos, e aguarda o fim da rodada para saber se passará entre os oito melhores terceiros colocados. Já Marrocos avançou em segundo, com sete pontos. Haiti fechou na lanterna, com zero.
E o Neymar?
Neymar enfim estreou na Copa do Mundo de 2026. Depois de um mês afastado dos gramado por conta de uma lesão na panturrilha, o meia-atacante entrou aos 30 minutos segundo tempo, no lugar de Matheus Cunha. Em campo, o camisa 10 teve pouco tempo para aparecer, mas criou algumas chances e conseguiu assustar com um chute defendido por Gunn.
Ficha técnica
 BRASIL 3 X 0 ESCÓCIA 
 Competição: Copa do Mundo (3ª rodada do Grupo C)
 Data: 24 de junho de 2026 (quarta-feira)
 Horário: 19h (de Brasília)
 Local: Hard Rock Stadium, em Miami (EUA)
 Cartões Amarelos: Danilo, Fabinho (Brasil); Christie (Escócia)
 Cartões vermelhos: Nenhum
Arbitragem de Brasil x Escócia

Árbitro: Cesar Ramos (MEX)
Assistentes: Alberto Morin e Marco Bisguerra (MEX)

Gols

Vinicius Júnior, aos 6 do 1ºT
Vinicius Júnior, aos 48 do 1ºT
Matheus Cunha, aos 15 do 1ºT

Escócia
Gunn; Patterson (Ralston), McKenna, Hendry e Robertson (Tierney); Lewis Ferguson, McTominay, McGinn (Curtis) e McLean; Gannon-Doak (Christie) e Shankland (Adams)
Brasil
Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos (Alex Sandro); Casemiro (Fabinho), Bruno Guimarães e Paquetá (Gabriel Martinelli); Rayan (Endrick), Matheus Cunha (Neymar) e Vinicius Júnior
Como foi o jogo
O primeiro tempo começou da melhor forma possível para a Seleção Brasileira. Com apenas seis minutos, Rayan apertou a saída de bola e interceptou o passe de Robertson. A bola sobrou limpa para Vinicius Júnior, que driblou o goleiro e empurrou para o gol vazio para abrir o placar.
O Brasil chegou a ampliar aos 21, quase da mesma forma. Vini roubou a bola de Hendry na entrada da área, invadiu a área sozinho e tocou por baixo de Gunn. O árbitro, porém, revisou o lance no VAR e entendeu que o atacante brasileiro cometeu falta no adversário e anulou.
Nos minutos seguintes, a Escócia passou a dominar a posse de bola e tentou encurralar em busca do empate. Os europeus, no entanto, sofreram para achar espaço e pouco assustaram Alisson.
Assim, a Seleção Brasileira retomou as rédeas do embate a partir dos 37, quando Rayan fez jogada individual pela direita e bateu colocado, pelo lado. Na sequência, Matheus Cunha recebeu cruzamento rasteiro e desviou para o gol, mas a zaga tirou em cima da linha.
Já aos 48, enfim saiu o segundo do Brasil. Após jogada de Rayan pela direita, a bola sobrou para Bruno Guimarães, que cruzou na medida para Vinicius Júnior. O camisa 7 subiu sozinho e testou para o fundo da rede. Dois minutos depois, quase saiu mais um. Rayan ficou cara a cara com o goleiro e parou em grande defesa Gunn.
Na volta do intervalo, o Brasil seguiu criando chances. Logo no começo, Vini recebeu ótimo passe de Lucas Paquetá e viu Gunn fazer boa intervenção para evitar o terceiro. Aos 14, contudo, o goleiro nada pôde fazer para evitar mais um gol brasileiro. Casemiro lançou e Bruno Guimarães serviu passe açucarado para Matheus Cunha deixar a sua marca.
A partir de então, a Seleção passou a controlar o resultado. A Escócia, por sua vez, chegou a assustar três vezes, mas Alisson apareceu bem para evitar a reação.
Quando será o próximo jogo do Brasil na Copa?
A Seleção Brasileira entra em campo na próxima segunda-feira, dia 29 de junho, às 14 horas (de Brasília). O jogo será no NRG Stadium, em Houston, Texas (EUA).
(GAZETA ESPORTIVA)


Fonte: Tribuna Popular

Após reunião com Lula, Jaques diz que deixará liderança no governo no Senado: “Comum acordo”

Congressista foi alvo da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal, que investiga o Caso Master

Jaques Wagner confirma que deixará liderança no governoEdilson Rodrigues/Agência Senado

 
O senador Jaques Wagner (PT-BA) confirmou, nesta quarta-feira (24), que deixará a liderança do governo na Casa Alta do Congresso. Fez o anúncio em publicação em seus perfis nas redes sociais. O parlamentar havia deixado uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cerca de uma hora antes. Wagner começou a balançar no cargo depois de ter sido alvo da Operação Compliance Zero, da Polícia Federal (PF), que investiga o Caso Master.
“Acabei de ter uma ótima reunião com o Presidente Lula, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no Senado Federal”, escreveu.

“Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado. Juntos, com humildade e muito trabalho, renovaremos nosso compromisso com o projeto coletivo que vem mudando a Bahia e o Brasil”, completou.

A Polícia Federal deflagrou, no último dia 18, a 9ª fase da Operação Compliance Zero, que investiga suposta participação de agentes públicos em esquema de irregularidades envolvendo o Banco Master. Entre os alvos de busca e apreensão estava Jaques Wagner, o líder do governo Lula no Senado.
Além do parlamentar, a PF também realiza buscas em empresas e residências de Augusto Lima, dono do Banco Pleno e ex-sócio de Daniel Vorcaro na Bahia. Ele foi o responsável por implementar na Bahia, enquanto Wagner era governador, um sistema de crédito consignado para servidores públicos que depois foi levado ao Master. O Credcesta constituía o principal ativo financeiro do banco.
Durante o cumprimento dos mandatos, foram encontrados US$ 49 mil em quarto de hotel ligado ao senador em Brasília. A apreensão do montante em espécie ultrapassa o limite de qualquer quantia acima de US$ 20 mil estipulado para ser recolhido pelo ministro André Mendonça, do STF e relator do caso na Suprema Corte.
Quem é Jaques Wagner
Nascido em 16 de março de 1951 no Rio de Janeiro, iniciou sua trajetória política como ativista estudantil, no final dos anos 1960. Cursando Engenharia Civil na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, ele não terminou o curso pela repressão da ditadura militar.
Mudou-se para a Bahia em 1974, quando começou a carreira como técnico de manutenção no Polo Petroquímico de Camaçari, na região metropolitana de Salvador. Foi lá que se voltou ao ativismo sindical, tornando-se diretor do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Petroquímica (Sindquímica/BA).
O movimento o aproximou das lideranças nacionais, entre elas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Wagner foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em 1980. Elegeu-se como deputado federal em 1990, sendo reeleito em 1994 e 1998, pelo estado da Bahia.
Após a reeleição de Lula em 2002, Wagner passa a ser Ministro do Trabalho e Emprego. Assumiu a Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República. Em 2005, foi Ministro das Relações Internacionais.
No ano de 2006, foi eleito governador da Bahia, ganhando também a disputa em 2010. Feito representou uma derrota ao “carlismo”, ligado às forças conservadoras de Antônio Carlos Magalhães.
Após a reeleição da presidente Dilma Rousseff em 2014, Wagner volta ao governo federal como Ministro da Defesa. Em outubro de 2015, foi indicado à Casa Civil. No ano de 2016, saiu do ministério durante o processo de impeachment de Dilma.
Em 2018, foi eleito como senador pelo estado da Bahia, cargo que ocupa até hoje, sendo apontado como líder do governo por Lula no Senado em 2023.
Durante o cumprimento dos mandatos desta quinta-feira, foram encontrados US$ 49 mil em quarto de hotel ligado ao senador em Brasília. A apreensão do montante em espécie ultrapassa o limite de qualquer quantia acima de US$ 20 mil estipulado para ser recolhido pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator do caso na Suprema Corte.
Além do parlamentar, a PF também realiza buscas em empresas e residências de Augusto Lima, dono do Banco Pleno e ex-sócio de Daniel Vorcaro na Bahia. Ele foi o responsável por implementar na Bahia, enquanto Wagner era governador, um sistema de crédito consignado para servidores públicos que depois foi levado ao Master. O Credcesta constituía o principal ativo financeiro do banco.
No total, policiais federais cumprem 18 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, nos estados da Bahia, de São Paulo e no Distrito Federal. Também estão sendo cumpridas medidas cautelares diversas da prisão, como proibição de contato entre os investigados e suspensão de passaporte. Os fatos investigados podem caracterizar, em tese, os crimes de corrupção passiva, de corrupção ativa e de lavagem de dinheiro.
Vale recordar que Augusto Lima chegou a ser preso na primeira fase da Compliance Zero, em novembro do ano passado, mas foi solto pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) e não foi alvo de outras fases. A suspeita da PF é que ele também atuou na operação fraudulenta de venda do Master ao Banco Regional de Brasília (BRB).
A Jovem Pan tenta contato com o senador sobre a operação. Em nota, a defesa de Augusto Lima pontuou que “as diligências realizadas pela Polícia Federal nesta data eram desnecessárias, uma vez que ele está há seis meses à disposição das autoridades para esclarecer os fatos em apuração”.
Além disso, o posicionamento afirma que “de todo modo, as medidas contribuirão para demonstrar que os fatos apurados nesta fase da investigação são rigorosamente lícitos” e conclui dizendo que “Augusto Lima sempre atuou dentro dos limites da lei, com transparência, responsabilidade técnica e observância das normas que regem o sistema financeiro e a administração pública”.

(JOVEM PAN)


Fonte: Tribuna Popular

HUMBERTO GUEDES (I) – POLÍCIA MILITAR IGNORA MORTE DE SEU IMPLANTADOR

Lúcio Albuquerque

Em 1987 o ex-governador Jorge Teixeira faleceu. Segundo noticiou-se na época o governador Angelo Angelin, apesar de adversário político de Teixeira, mandou um representante, em nome do Estado, ao sepultamento. Recentemente faleceu o primeiro rondoniense a comandar a Polícia Militar, coronel Walnir Ferro, homenageado pelo governo estadual com “luto oficial” de 3 dias. Não tenho dúvida: homenagens justas e mais que merecidas.
Na semana passada faleceu o governador Humberto da Silva Guedes (1975/79), cujo lastro de serviços prestados ao então Território é tão grande e pode ser sintetizado numa frase que ouvi várias vezes de pessoas que trabalharam em sua equipe, na área de Planejamento, e que podem ser resumidas ter ele “plantado as bases da estruturação administrativa do Estado”.
O projeto de criação do Estado não passa por uma só assinatura, ou não foi obra de uma pessoa só e, no caso de Rondônia, foi uma longa caminhada com participação de muitas mãos, e eu tenho dito e escrito isso muitas vezes, apesar de haver quem me conteste por razões diversas, e as respeito.
É tipo o que tenho ouvido, da louvação feita ao agronegócio – o que é justo pelo que isso representa para o hoje e o futuro de Rondônia, mas do que pouco se fala é da importância do Incra e da equipe do capitão Sílvio Farias – creio que em outra ocasião vou me aprofundar no assunto.
Voltando ao falecimento do ex-governador Humberto Guedes, não apenas eu, mas outras pessoas também estranharam o mutismo da Polícia Militar de Rondônia, de cuja corporação, instalada por ele, que também iniciou a construção do prédio de seu comando-geral, se esperava pelo menos uma nota pública para lembrar o trabalho daquele governador para viabilizar o funcionamento desse importante órgão da segurança estadual.
Heródoto tinha razão.
Ao fundo o governador Humberto Guedes, com o governador-mirim Juscelino Amaral e a prefeita-mirim Karla Christiane e respectivos secretários em 1976
Governador Angelo Angelin


Fonte: Tribuna Popular

Hildon Chaves fará concurso para repor efetivo e recompor salários da PM

Pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves se reuniu com os praças da Polícia Militar, em Porto Velho, e se comprometeu a “resolver o grave apagão de soldados e recompor a defasagem de salários da corporação”

O ex-prefeito de Porto Velho e pré-candidato ao Governo do Estado, Hildon Chaves (Federação União Progressista), e o deputado estadual Cirone Deiró, pré-candidato a vice na chapa, participaram nesta terça-feira (23) de uma reunião com os praças da Polícia Militar de Rondônia, em Porto Velho. Os pré-candidatos abordaram a questão da falta de soldados e da defasagem salarial da corporação.
“Reafirmo todo meu respeito e admiração pelos policiais militares de Rondônia, sei perfeitamente da urgência de resolver a grave questão da segurança pública, pois é preciso tomar decisões com a rapidez e a eficiência necessárias”, confirmou Hildon. “Quero agradecer a todos os praças por nos receberem, e a eles pedimos um voto de confiança no trabalho que iremos realizar, caso sejamos eleitos”.
Hildon assumiu o compromisso de priorizar a segurança pública do Estado, por meio da valorização dos policiais militares, assim como fez em recente visita ao sindicato dos policiais civis da capital. “Temos hoje um apagão de soldados na Polícia Militar de Rondônia, a corporação tem hoje um grande contingente de oficiais, de cabos para cima, enquanto nossos praças estão abandonados”, declarou. “Existe também um grande déficit nos salários da corporação e é urgente promover um forte realinhamento e equidade nos vencimentos da categoria em relação ao que é praticado nos demais estados da federação”.
Hildon Chaves confirmou que promoverá “um grande concurso público” para suprir a deficiência de soldados na PM, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do Estado. “Há muitos anos não se contratam novos soldados e necessitamos urgentemente repor o efetivo policial para que tenhamos capacidade operacional, além de atuarmos fortemente no combate à corrupção em toda a esfera pública”, ressaltou. “Já prendi muito vagabundo quando fui promotor, serei um governador voltado para o fortalecimento dos nossos policiais, tanto militares quanto civis”, ressaltou Hildon, que atuou por mais de vinte anos como promotor do Ministério Público de Rondônia.
CRIMINALIDADE NO CAMPO
Já o pré-candidato a vice-governador, deputado estadual Cirone Deiró, alertou sobre a criminalidade no campo. “Hoje tem produtor dormindo na roça pra vigiar o café colhido durante o dia, outros necessitam cuidar das máquinas usadas no plantio da soja e do milho, a insegurança pública não é exclusiva da população das cidades, mas se faz presente no campo, e por isso iremos atuar com firmeza”, declarou.
“Vamos trabalhar pela integração dos diversos órgãos públicos do Estado, como a PM, Polícia Civil, Polícia Penal, Ministério Público e Tribunal de Justiça”, disse Cirone. “Fazer concurso é para ontem, para enfrentar o crime organizado é preciso atuar de forma organizada, necessitamos de efetivo policial, não contar com veículos ou combustível para acessar qualquer localidade que seja é algo simplesmente inconcebível”.
QUESTÃO FUNDIÁRIA
Ainda sobre a criminalidade na zona rural, Hildon Chaves abordou a questão fundiária, que também tem sido responsável por um grande aumento da violência no campo. “Houve um erro enorme na criação do Estado, um volume extraordinário de terras da União que deveriam ter sido arrecadadas pelo Estado, quando deixou de ser Território Federal. Isso foi resolvido no Paraná, em São Paulo, no Mato Grosso, mas a distribuição de terras na formação de Rondônia permanece até os dias de hoje como um problema sem solução, isso parece até ser intencional”, avisou.
“Quando fui prefeito da capital, certa vez questionei o presidente do Ibama sobre o perfil do invasor de terras em Rondônia, mas ele não soube, ou melhor, não quis responder. Na verdade, hoje temos milhares de pequenos agricultores sem amparo político, pois o Governo Federal destruiu suas moradias, suas plantações de café, de milho, de famílias que possuem documentos do Incra, e precisamos reagir antes que seja tarde”, encerrou Hildon.
Assessoria


Fonte: Tribuna Popular

Rondônia encerra ciclo de consultoria pioneira no país e segue com ações para fortalecimento da lei de proteção à infância

ESCUTA PROTEGIDA
 

O evento reúne cerca de 300 participantes, entre gestores, técnicos, profissionais da rede de proteção e representantes de instituições parceiras

 
Marcando o encerramento do ciclo de assessoria técnica da instituição internacional Childhood Brasil para a implementação da Lei da Escuta Especializada nº 13.431/2017 nos 52 municípios de Rondônia, o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), realiza nos dias 23 e 24 de junho, em Porto Velho, o 4º Seminário Estadual do Pacto Criança Protegida. Sob o tema “Avanços Alcançados, Próximos Passos e Agenda para o Futuro”, o evento reúne cerca de 300 participantes, entre gestores, técnicos, profissionais da rede de proteção e representantes de instituições parceiras.
Visando a implementação da Lei da Escuta Especializada, que tem por objetivo evitar que a criança, a cada depoimento, reviva todo o sofrimento do ato de violência, também foi assinado o Pacto, em 15 de março de 2024, envolvendo os Poderes que constituem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente nos 52 municípios do estado e a Childhood, para o trabalho de consultoria.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a proteção e defesa dos direitos da criança é essencial para garantir o desenvolvimento físico, emocional e cognitivo, impactando não apenas no presente, mas também no futuro da sociedade com a formação de adultos saudáveis, éticos e produtivos. “Com este foco, Rondônia se tornou estado pioneiro na implementação do programa Criança Protegida, inclusive com a assinatura do Pacto com a instituição internacional para o fortalecimento da rede de proteção”, evidenciou.
A secretária da Seas, Luana Rocha, reforça a importância das parcerias firmadas, considerando que a proteção da infância requer ações contínuas nas áreas da assistência social, saúde, educação, justiça, segurança e a sociedade organizada. “Proteger a criança envolve ações compartilhadas para que possamos contar com uma sociedade mais justa e comprometida com o desenvolvimento não apenas econômico, mas também social”, pontuou.
Ressaltando o pioneirismo de Rondônia, o superintendente de Advocacy Childhood, Itamar Batista, afirmou que a proposta de atender aos 52 municípios, colocou o estado como desafio para a instituição, que até então realizava trabalho em conjunto apenas com prefeituras na área da proteção infantojuvenil.
FORTALECIMENTO DA REDE 
Após 2 anos do Pacto, os resultados alcançados consolidaram uma estrutura permanente de governança, liderada pelo Comitê Estadual Interinstitucional Permanente Criança Protegida, que segue com as ações de integração, monitoramento e fortalecimento da rede.
Além do Pacto Criança Protegida, entre as etapas já realizadas para implementação da Lei da Escuta no estado, estão a criação do Comitê Estadual Interinstitucional Permanente Criança Protegida (Decreto nº 29.089/2024), composto por representantes de 22 instituições e a articulação da Seas junto ao Sistema de Justiça, Segurança Pública e demais órgãos da rede de proteção; Expansão dos Comitês Municipais: de 17 (no ano de 2021) para os 52 municípios; realização de Seminários Estaduais e reuniões permanentes de acompanhamento; Capacitação da Rede de Proteção por meio dos cursos “Crescer sem Violência” e “Implementando a Lei da Escuta Protegida”; e Formação de 520 profissionais dos 52 municípios rondonienses.

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Thaíssa Brandão e Veronilda Lima
Secom – Governo de Rondônia


Fonte: Tribuna Popular

Ações da Operação Lei Seca promovem segurança viária em Ariquemes, Cacoal e Porto Velho

FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO
A ação resultou em 475 abordagens e 61 flagrantes de condutores dirigindo sob efeito do álcool

Com o objetivo de reduzir sinistros e mortes no trânsito, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) realizou, nos dias 19 e 20 de junho, a “Operação Lei Seca” nos municípios de Porto Velho, Ariquemes e Cacoal. A ação resultou em 475 abordagens e 61 flagrantes de condutores dirigindo sob efeito do álcool — destes, 28 foram conduzidos à Central de Flagrantes da Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) por crime de embriaguez ao volante.  
O crime de trânsito é definido pelo artigo 306, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que penaliza motoristas que dirigem com a capacidade psicomotora alterada devido ao uso de álcool ou de outras substâncias psicoativas. As penalidades incluem detenção de 6 meses a 3 anos, multa e suspensão ou proibição de obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 
TESTE DO ETILÔMETRO 
O diretor técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito (DTFAT), Welton Roney, explicou que nenhuma quantidade de álcool é tolerada ao volante, mas há diferenças nas penalidades aplicadas conforme o resultado do teste do etilômetro, considerando a margem de erro do aparelho, que é de até 0,04 miligramas por litro de ar expelido.
As penalidades podem ser classificadas como: 

Processo administrativo: quando o resultado do teste aponta de 0,05 a 0,33 miligramas, o condutor responde a um processo administrativo para a suspensão do direito de dirigir, conforme o artigo 165 do CTB. 

Crime de trânsito: se o teste registrar a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar alveolar expelido, a conduta é configurada como crime (artigo 306 do CTB). O condutor é preso em flagrante e levado à Central de Polícia. 

ESTATÍSTICA  
Dados preliminares da Coordenadoria de Registro Nacional de Sinistro e Estatísticas de Trânsito (Corenaest) apontam que Rondônia já soma 2.731 infrações por dirigir sob a influência de álcool em 2026. No ano passado, o estado registrou um total de 5.507 autuações dessa natureza.  
Para o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, a “Operação Lei Seca” é fundamental para a segurança pública. “Ações de fiscalização são tão importantes quanto as educativas, pois tratam com rigor os condutores que insistem em desobedecer ao CTB, colocando em risco a própria vida e a de todos os cidadãos”, enfatizou. 

Fonte
Texto: Jarlana Davy
Foto: Geovani Berno e Jarlana Davy
Secom – Governo de Rondônia


Fonte: Tribuna Popular

Saúde anuncia ampliação do atendimento à população em situação de rua

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, lançou nesta quarta-feira (24), na capital paulista, uma nova política voltada à população em situação de rua que pretende ampliar o número de equipes e unidades móveis dedicadas ao atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Chamada de Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da População em Situação de Rua, a medida busca promover o acesso e o cuidado integral dessa população em todos os ciclos de vida, além de combater a aporofobia, o racismo e a LGBTQIA+fobia nas unidades do SUS. O lançamento ocorreu na Casa de Oração do Povo da Rua, na região da Luz, em São Paulo.

Notícias relacionadas:Governo anuncia R$ 130 milhões em apoio à população em situação de rua.Censo da população em situação de rua será feito em cinco capitais.População em situação de rua passa de 388 mil em maio; SP lidera.“A partir de hoje, nós passamos a ter 392 equipes espalhadas em todo o país para cuidar das pessoas em situação de rua. A gente já tinha cerca de 300 equipes, que os municípios contratavam com apoio do ministério. Além das equipes, a gente passa a ter um programa de formação e de qualificação dos profissionais pelo Ministério da Saúde”, disse o ministro, em entrevista a jornalistas.

Entre as medidas que a nova política prevê está o repasse de 400 Unidades Móveis de Rua (UMR) aos municípios e ao Distrito Federal. A previsão do ministério é que até 2027 todas essas unidades móveis estejam em funcionamento. O investimento na iniciativa é de R$ 144 milhões.

Essas unidades móveis, informou o ministro, serão adaptadas e poderão realizar exames ginecológicos, consultas, coleta de exames de sangue e também testes rápidos.

“É uma estrutura para fazer o curativo das pessoas, locais para você fazer um atendimento adicional, fazer atividades de educação em saúde, ou seja, toda uma estrutura de uma unidade básica de saúde adaptada para estar na rua e levar os profissionais até onde as pessoas estejam”, explicou.

Além disso, ressaltou o ministro, a política estabeleceu novas regras de atuação, como a obrigação de acolhimento à população em situação de rua.

“Não se poderá exigir ou restringir o atendimento porque está sem o cartão SUS. Temos que garantir o atendimento a essa população”, afirmou o ministro.

De acordo com o ministério, a política também pretende fortalecer as estratégias de redução de danos e valorizar a participação das próprias pessoas em situação de rua na construção das políticas públicas.

Daiane Cristina Rodrigues, de 36 anos, viveu praticamente toda a vida nas ruas e atualmente trabalha na Pastoral do Povo da Rua. Para ela, a nova política vai promover uma grande mudança para a população em situação de rua.

“Muda tudo, muda muita coisa. O atendimento vai ficar melhor, né? Antigamente. o atendimento não era bom, ainda mais para a gente em situação de rua”. 

“Se você chegasse suja, se você falasse que morava na rua, o atendimento não era bom. Eles negavam muito o atendimento para nós, mulheres, e para os homens também. Você também tinha que ter um endereço fixo. Se não tivesse, era uma burocracia para poder passar no hospital, na UBS, em qualquer coisa assim ”, contou ela à Agência Brasil.

O padre Júlio Lancellotti ressaltou a importância de a população em situação de rua ser atendida por consultórios que estão nas ruas.

“Com esse transporte móvel, [as equipes de saúde] poderão ir até onde essas pessoas estão”, disse. “[Essa política] muda porque tem todo o equipamento para ir ao encontro da pessoa onde ela está. Muitas vezes, onde ela está chega a repressão, mas agora vai chegar o cuidado e a saúde”.

Eixos

De acordo com o ministério, a nova política foi estruturada em sete eixos de atuação. O primeiro deles é focado na Atenção Integral e expande o acesso aos serviços de saúde e prioriza estratégias de redução de danos, saúde bucal e da mulher, além de garantir o cuidado contínuo após a desospitalização.

O segundo eixo é focado no enfrentamento às discriminações e no fomento de estudos sobre o impacto do preconceito na saúde. Há também um eixo de dados e monitoramento, que vai estabelecer a inclusão obrigatória do campo “população em situação de rua” nos sistemas de cadastro do SUS.

Há também eixos voltados à gestão participativa, ao treinamento e à vigilância em saúde. Neste último caso, a política pretende criar protocolos de proteção ao trabalhador informal, prevendo respostas rápidas para proteger esse público dos impactos de eventos climáticos extremos.

O último eixo, por sua vez, visa a articular a saúde com outros setores, para garantir segurança alimentar, nutrição adequada e o enfrentamento integrado das desigualdades.


Fonte: Feed Últimas

Dólar sobe a R$ 5,20 e volta a atingir maior valor em três meses

Em um dia de nervosismo no mercado financeiro, o dólar avançou e atingiu o valor mais alto em quase três meses nesta quarta-feira (24). A bolsa de valores encerrou o pregão em queda de quase 0,5%, pressionada pela baixa das ações de petroleiras e mineradoras.

O movimento refletiu a expectativa de juros mais altos nos Estados Unidos e a forte queda do petróleo, que recuou para o menor nível desde o início da guerra. Isso reduziu o apetite por ativos ligados a commodities (bens primários com cotação internacional).

Notícias relacionadas:Dólar sobe para R$ 5,18 e atinge maior valor desde fim de março.Mercado de trabalho formal cresce 3,6%; serviço público puxa alta.Mercado financeiro eleva previsão da Selic para 13,75% ao ano.O dólar comercial fechou esta quarta-feira (24) em alta de 0,28%, cotado a R$ 5,202, após atingir máxima de R$ 5,22 durante a manhã. Foi o segundo pregão consecutivo de valorização e o maior nível de fechamento desde 30 de março.

A moeda americana ganhou força com a expectativa de que o Federal Reserve (Fed, Banco Central estadunidense) possa adotar uma postura mais restritiva diante de sinais de pressão inflacionária na economia dos Estados Unidos. O mercado aguarda a divulgação do índice de preços de gastos com consumo (PCE), principal indicador de inflação acompanhado pelo banco central americano.

O índice DXY, que mede o desempenho do dólar contra uma cesta de moedas fortes, operava próximo dos maiores níveis em mais de um ano, acumulando alta de cerca de 3% no ano.

No Brasil, analistas avaliam que a diferença entre as perspectivas de juros dos Estados Unidos e do Brasil reduziu a atratividade do chamado carry trade, estratégia baseada em ganhos com a diferença entre os juros altos na economia brasileira e as taxas estadunidenses, mais baixas.

Bolsa perde força

Principal índice da B3, o Ibovespa encerrou o dia aos 170.506 pontos, com queda de 0,44%, após três sessões consecutivas de alta. O índice chegou a subir pela manhã, mas perdeu força com a pressão das ações ligadas a commodities.

O desempenho ocorreu em meio à queda dos preços do petróleo e à valorização do dólar, que pressionou metais básicos. Bancos também contribuíram para a baixa do índice. Na contramão, ações mais ligadas ao consumo interno tiveram ganhos, favorecidas pelo recuo das taxas de juros futuros.

Cenário internacional

Os investidores também acompanharam os sinais de avanço nas negociações entre Estados Unidos e Irã, além da retomada gradual do fluxo de navios pelo Estreito de Ormuz.

O alívio nas tensões externas reduziu o prêmio de risco sobre o petróleo e afetou empresas ligadas à energia. Ao mesmo tempo, o mercado monitora os próximos passos do Fed e os dados econômicos americanos para ajustar as expectativas sobre juros.

Petróleo recua

O petróleo caiu pelo terceiro pregão seguido e fechou no menor nível desde o início do conflito entre Estados Unidos e Irã, com o mercado reagindo à perspectiva de aumento da oferta global.

O contrato do Brent para setembro, parâmetro para a Petrobras, caiu 3,81%, encerrando a US$ 73,87 por barril. O barril do tipo WTI, do Texas, para agosto, recuou 3,92%, para US$ 70,34 por barril, chegando a operar abaixo de US$ 70 durante o dia.

A queda ocorreu após sinais de normalização do transporte de petróleo pelo Estreito de Ormuz e medidas envolvendo possíveis flexibilizações de restrições ao petróleo iraniano.

Analistas avaliam que o mercado passou a considerar menor risco de interrupção no fornecimento do petróleo, embora ainda acompanhe a evolução das negociações geopolíticas.

*com informações da Reuters.


Fonte: Feed Últimas

Chuva no RJ cancela show em transmissão gratuita de jogo do Brasil

A previsão de mau tempo levou os organizadores a cancelarem o show do músico Pretinho da Serrinha e do cantor Thiago Soares na Arena Copacabana, local em que os jogos do Brasil são transmitidos gratuitamente na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio de Janeiro. 

O show estava programado esta quarta-feira (24), dia em que o espaço transmitirá o jogo entre o Brasil e a Escócia, marcado para as 19h. Apesar do cancelamento do show, a transmissão está garantida, segundo os organizadores.

Notícias relacionadas:Chuva na Rocinha superou em mais que duas vezes a média de junho.Temperatura máxima fica abaixo de 14ºC nesta quarta-feira em SP.De acordo com o Alerta Rio, serviço meteorológico da Prefeitura do Rio de Janeiro, a previsão é de céu encoberto para agora à noite, com chuva e ventos ocasionalmente moderados.

O deslocamento de uma frente fria continental influenciou o tempo na cidade do Rio de Janeiro durante todo dia. O céu esteve predominantemente encoberto e houve registro de chuva fraca a moderada, principalmente na Zona Sul e no entorno do Maciço da Tijuca.

As temperaturas apresentaram declínio em relação ao dia anterior, com mínima registrada de 16,9°C, às 15h20, na estação Alto da Boa Vista, e máxima de 24,6°C, às 11h35, na estação São Cristóvão.


Fonte: Feed Últimas

Jaques Wagner anuncia saída da liderança do governo no Senado

O senador Jaques Wagner (PT-BA) anunciou nesta quarta-feira (24), em suas redes sociais, que deixará a liderança do governo no Senado. Na nota, Wagner informa que a decisão foi tomada, em comum acordo, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem se reuniu hoje no Palácio da Alvorada. 

“Acabei de ter uma ótima reunião com o Presidente @LulaOficial, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no Senado Federal. Neste momento, minha prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado. Juntos, com humildade e muito trabalho, renovaremos nosso compromisso com o projeto coletivo que vem mudando a Bahia e o Brasil”, diz o comunicado.

Notícias relacionadas:Defesa de Jaques Wagner pede ao STF anulação de buscas da PF.Apuração da PF acusa Jaques Wagner de receber vantagens; senador nega.No dia 18 de junho, a Polícia Federal realizou ação de busca e apreensão nas residências do senador em Brasília e Salvador. Os agentes acusam Jaques Wagner de ter recebido vantagens do banqueiro Augusto Ferreira Lima, ex-sócio do Banco Master.

Em entrevista à Band News no mesmo dia, Wagner negou irregularidades e afirmou estar “absolutamente tranquilo” em relação à investigação.


Fonte: Feed Últimas