Se Liga Cacoal – Header
.
Início Site

Suspeito preso por morte de jovem em salto de rope jump nega ter retirado câmera da vítima

Um dos homens presos por conta do salto de rope jump sem cordas que matou a jovem Maria Eduarda Rodrigues de Freitas, de 21 anos, em Limeira (SP), suspeito de ter retirado a câmera que estava acoplada ao corpo da vítima após a queda, negou a acusação em uma carta escrita por ele e divulgada pelos advogados de defesa Vitor Aurélio e Ana Flavia de Almeida Foguel. O suspeito João Antonio Pivetta Ribeiro da Silva, de 35 anos, foi preso no último fim de semana.
Segundo o relatório da Polícia Civil e do Ministério Público que embasou o pedido de prisão, o rapaz se aproximou do corpo da jovem e tirou a câmera. Em depoimento e na carta, ele negou a suspeita e disse que chegou perto da vítima apenas para checar se estava com batimentos cardíacos. Outras cinco pessoas estão presas. A câmera, que ainda não foi encontrada, seria peça importante para a reconstituição do caso, além de constituir elemento de prova.
“Eu fiquei apenas na parte de baixo da ponte e eu apenas soltava a corda para a pessoa subir a pé. No momento do ocorrido eu estava soltando outro cliente quando ouvi o barulho e corri até a Maria Eduarda. Eu coloquei a mão no pescoço e vi que tinha batimento cardíaco e respiração então eu chamei ajuda no rádio”, disse João Antonio no texto escrito da prisão, relatando que um dos colegas era bombeiro.
Ele contou na carta de uma segunda tentativa de pedir ajuda no rádio, até que um colega desceu de rapel e foi até Maria Eduarda. “Eu não vi o que ele fez pois a enfermeira estava descendo, eu sinalizei o local. Muita gente desceu até o local nesse momento”, afirmou, citando quatro possíveis nomes. “Para fazer a massagem cardíaca, eu abri o mosquetão que ficava sobre o peito da Maria Eduarda na frente da enfermeira”, disse.
Na carta, João Antonio também citou três nomes que acredita que possa ter levado a câmera para cima da ponte. Um deles pela suspeita de ter descido muito rápido e ter ficado sozinho com a vítima, outro que estava na parte de baixo da ponte e uma terceira pessoa por ter pedido para ele subir para a parte de cima da ponte.
“Eu presto meus sentimentos à família da Maria Eduarda. Eu sou apenas um trabalhador comum, apenas um pai pedindo a ajuda de vocês. Por favor ajudem a achar essa câmera”, escreveu. “Sou apenas um ser humano comum que trabalha e tenta fazer uma renda a mais para pagar as contas e educar os filhos”, desabafou.
Ele também fez um apelo à mídia, a quem estava na ponte no dia e dos bombeiros que diz ter ajudado no local para que a câmera seja encontrada. “Como as reportagens disseram que mochilas foram levadas até os carros por outros membros da entre cordas pode ser que a câmera esteja dentro de alguma mochila dentro de algum carro, porém peço a ajuda de vocês”, disse.
Investigação
A ação pela qual João Antonio é suspeito foi considerada supressão de elemento de prova, o que justificaria sua prisão. Ele está preso temporariamente.
O Ministério Público e a polícia alegam que, do ponto onde estava, na base da estrutura, ele tinha condições de perceber eventual irregularidade na fixação dos equipamentos da vítima e informar à equipe que estava no topo da ponte via rádio.
De acordo com a delegada Andréa Levy, que preside o inquérito, as investigações apontam que os três presos integravam a equipe responsável pela organização e execução da atividade. “No curso das apurações, foram reunidos elementos que indicam possível supressão de provas relevantes para a investigação, especialmente relacionadas ao desaparecimento do equipamento de captação de imagens utilizado pela vítima durante o salto”, diz, em nota, a delegada.
Segundo ela, também foram identificados indícios de que conteúdos digitais potencialmente relevantes à elucidação do caso teriam sido excluídos após a ocorrência, circunstâncias que fundamentaram os pedidos cautelares apresentados pela Polícia Civil e acolhidos pelo Poder Judiciário.
A investigação apura, em tese, a prática de crimes dolosos contra a vida, na modalidade de dolo eventual, além de possível fraude processual.
Polícia Civil instaurou dois inquéritos para apurar morte
A Secretaria da Segurança Pública (SSP-SP) informou que a Polícia Civil, por meio da Delegacia Seccional de Limeira, instaurou dois inquéritos policiais para apurar a morte, no dia 13 de junho. O primeiro procedimento foi aberto para apurar a participação no crime de três pessoas presas em flagrante. Durante as investigações, 22 pessoas foram ouvidas.
Esse procedimento resultou no indiciamento e conversão da prisão dos três homens em prisão preventiva, por homicídio doloso qualificado. O inquérito foi relatado e encaminhado à Justiça.
A partir dele foi aberto um novo inquérito para apurar a participação de outras cinco pessoas no fato. Três delas – uma mulher e dois homens – tiveram a prisão temporária decretada e cumprida no dia 20. As diligências prosseguem com o objetivo de esclarecer integralmente os fatos e identificar demais envolvidos.
Maria Eduarda morreu no último dia 13, um sábado, após saltar da Ponte do Esqueleto, uma estrutura ferroviária abandonada, na zona rural do município. Segundo a Polícia Civil, a vítima deveria estar presa a duas cordas de segurança, mas nenhuma delas estava instalada no momento da atividade.
A jovem foi lançada de uma altura de 40 metros sem que a corda estivesse devidamente presa a seu corpo. O momento em que ela foi jogada da Ponte do Esqueleto foi registrado em vídeo que se espalhou pelas redes sociais.
Ainda naquele sábado, a Polícia Militar prendeu seis pessoas pela morte da jovem, mas três foram liberadas após serem ouvidas. As que ficaram presas são os três instrutores que já foram indiciados por homicídio doloso. No último final de semana, houve as três novas prisões.


Fonte: Jovem Pan

Com hat-trick de Dembélé, França atropela a Noruega na Copa do Mundo

A França atropelou a Noruega por 4 a 1 em partida pela terceira rodada do Grupo I da Copa do Mundo de 2026 nesta sexta-feira (26). O resultado não muda a vida de ninguém. França passa à liderança e Noruega em segundo. Só mudou a quantidade de gols de Ousmane Dembélé na competição, que começa a pensar em artilharia.

Os franceses chegavam à partida com sentimentos mistos. Apesar do excelente desempenho na competição, com duas vitórias, e do show de Kylian Mbappé, que já tinha anotado 4 gols, a seleção estava sem seu técnico.

Didier Deschamps perdeu a mãe e estava na França para acompanhar o velório. O auxiliar Guy Stéphan ficou responsável por treinar o time, que veio com força máxima, apesar do desfalque do zagueiro William Saliba, que sofre com dores nas costas e foi poupado. Foi realizado um minuto de silêncio antes da bola rolar em respeito ao técnico francês.

A Noruega decidiu descansar seus titulares, já que estava classificada na segunda posição, sem possibilidade de perder o posto. Ou seja, nada de Erling Braut Haaland buscando artilharia, pelo menos no começo do jogo.

O atropelo começou com gol de Ousmane Dembélé, com seis minutos de jogo. Um belo chute forte pelo lado direito do campo para dar a liderança aos franceses. O camisa 7 repetiu o feito, dessa vez de perna esquerda, cortando para dentro e ampliando o placar.

Completou o hat-trick com um gol muito parecido, dessa vez de dentro da área. Na segunda etapa, Mike Maignan defendeu um pênalti, no momento em que tudo dava certo para a França. Depois disso não aconteceu muita coisa, com times já parecendo se guardar para a fase eliminatória.

Ainda antes do fim da partida, nos acréscimos, Désiré Doué fechou a goleada depois de cruzamento de Bradley Barcola.

Os franceses comprovaram seu favoritismo, apontado por todos desde antes do Mundial, e vão brigar pelo título. A Noruega deve enfrentar a Costa do Marfim no que deve ser um bom jogo.

Dembélé, Dembélé e Dembélé

Mbappé colocou uma bola na trave norueguesa com menos de um minuto de partida, dando o tom da partida. A blitz francesa conseguiu resultados com 6 minutos de jogo. Ousmane Dembélé mandou para as redes depois de balançar no lado direito do campo e dar um chutasso cruzado para abrir o placar.

Com 17 minutos de partida, a França já tinha finalizado sete vezes a gol, praticamente uma a cada 2 minutos e meio. Dembélé recebeu de Mbappé pelo lado direito de novo, cortou a zaga e marcou o segundo gol com uma patada da meia-lua da grande área.

A Noruega respondeu quase que imediatamente. Na saída de bola, o time trocou alguns passes e o meia Thelo Aasgaard, que tinha feito a saída de bola, descontou com uma batida forte da entrada da área.

Mas era a tarde de Dembélé. De novo, ele puxa a bola para dentro e solta uma bomba cruzada de perna esquerda de novo para fechar o hat-trick. Mais um para entrar na briga pela artilharia, empatando com 4 gols com Vini Jr., Mbappé e Haaland. Messi lidera com 5 gols.

Depois de tomar três gols, o goleiro Egil Selvik pelo menos conseguiu salvar o quarto se jogando nas pernas de Désiré Doué, mas pegando só a bola. Ele teve que repetir o ato contra o volante Manu Koné, que entrou sozinho na área, coisa rara no time da França.

Pênalti defendido

Depois do intervalo, a Noruega tentou voltar para o jogo. Oscar Bobb chamou a defesa francesa para dançar e foi derrubado com uma pernada de Theo Hernandez na área, sofrendo o pênalti.

Mas Mike Maignan é bom pegador de pênalti e defendeu a fraca cobrança de Jørgen Strand Larsen, que chutou baixo do lado direito.

Michael Olise e a estrela do jogo, Dembélé, deixaram o campo aos 20 minutos do segundo tempo. Entram Rayan Cherki e Bradley Barcola, mostrando a força do banco francês.

Oscar Bobb, que foi o melhor jogador da Noruega, ficou frente a frente com Maignan depois de recuperação no ataque, mas o goleiro fez uma bela defesa no chute rasteiro.

Nos últimos minutos de jogo, quando todos pareciam estar confortáveis com o placar, Désiré Doué subiu mais alto que todo mundo e fechou a goleada depois de cruzamento na área de Bradley Barcola.

A França comprova novamente seu favoritismo na Copa e mostra uma de suas maiores virtudes, que é a profundidade de seu elenco. Se Mbappé não resolve, o ganhador da Bola de Ouro, Dembélé, resolve.


Fonte: Jovem Pan

Veja quais estados decretaram ponto facultativo para o jogo do Brasil na segunda-feira (29)

A Seleção Brasileira vai fazer sua estreia no mata-mata da Copa do Mundo na segunda-feira (29), a partir das 14h (de Brasília), quando enfrenta o Japão. O jogo, no início da semana, fez com que alguns governos municipais e estaduais decretassem ponto facultativo para que seus servidores consigam acompanhar a partida.

Até então, os governos do Amazonas, do Distrito Federal, de Goiás, do Rio de Janeiro e do Tocantins, além das prefeituras de Manaus e do Rio de Janeiro, divulgaram medidas para permitir que os funcionários públicos assistam ao jogo. Porém, trabalhadores de serviços considerados essenciais não terão o mesmo benefício.

Amazonas

O governo do estado do Amazonas decretou ponto facultativo nas repartições públicas, autarquias e fundações do Poder Executivo no dia da partida. Áreas como saúde e segurança pública, que não serão interrompidas, vão funcionar em escalas e plantões. 

O executivo de Manaus também decretou ponto facultativo nos órgãos e entidades da administração, em ato publicado no Diário Oficial do Município. Serão mantidos serviços essenciais, permitindo que gestores definam horários específicos para preservar o interesse público. A Secretaria Municipal de Administração e Gestão ficará responsável por organizar um banco de horas para que os servidores compensem futuramente. 

Piauí 

O governo do Piauí decretou horário especial de funcionamento para os serviços publicos, que vai encerrar a atividade nos serviços às 12h, para o jogo que inicia as 14h. Atendimentos de saúde, segurança e limpeza pública operam em esquema de escala normal, sem interrupções. As mesmas normas valem para servidores municipais da capital, Teresina.

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o ponto facultativo estadual será para repartições da administração do estado. Na capital, a prefeitura também suspendeu o expediente em repartições públicas, com exceção dos órgãos que exercem atividades indispensáveis para a população. 

Paraíba 

As repartições públicas da Paraíba também terão regime especial de funcionamento devido ao jogo do Brasil, com exceção dos serviços essenciais, como saúde de urgência e segurança, que seguem funcionando normalmente para não causar prejuízos à população. A capital, João Pessoa, também terá ponto facultativo para os funcionários municipais, com expediente somente das 7h às 13h.

Mato Grosso 

O estado do Mato Grosso terá ponto facultativo para seus funcionários, com justificativas focadas na mobilidade urbana. No horário do Mato Grosso, que tem fuso uma hora adiantado em relação a Brasília, a partida começa às 13h. Na capital, Cuiabá, os funcionários serão liberados por volta do meio-dia, exceto serviços essenciais.

Goiás

No estado de Goiás, o Decreto nº 10.925/2026 coloca horário especial de expediente para servidores públicos em dias de jogos do Brasil no Mundial. Nesta segunda, como a partida começa às 14h, os servidores serão liberados a partir das 12h. Os funcionários compensam futuramente as horas que serão liberados.

Minas Gerais

O estado de Minas também decretou ponto facultativo para que seus servidores estaduais acompanhem a estreia da Seleção Brasileira no mata-mata. Diversas cidades mineiras, inclusive a capital, também terão ponto facultativo na segunda-feira. Em Belo Horizonte, a medida vale para o período da tarde, com as repartições funcionando entre 7h e 13h.

Distrito Federal

O Distrito Federal adotou o ponto facultativo para os servidores do governo local. Saúde, segurança, fiscalização e outras áreas consideradas essenciais vão organizar suas próprias escalas de funcionamento. 

Tocantins

O Tocantins terá liberação parcial, com o governo do estado fazendo ponto facultativo apenas durante a tarde. Pela manhã, os órgãos da administração pública estadual vão funcionar das 8h às 12h. Depois desse horário, os servidores serão liberados para acompanhar a partida. Os serviços essenciais continuarão funcionando em regime de plantão. 

Bahia 

Na Bahia, a segunda-feira será ponto facultativo para que servidores públicos do estado possam acompanhar a partida da Seleção Brasileira. A medida foi decretada pelo governador, mas não vale para serviços considerados essenciais, como forças de segurança e unidades de saúde, que continuam funcionando normalmente.

União

No serviço público federal, uma regra de ponto facultativo integral não foi estabelecida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, não estabeleceu ponto facultativo integral. Como o jogo começa às 14h, agentes públicos vão poder encerrar o expediente a partir das 11h.  

As horas não trabalhadas deverão ser compensadas depois, entre 3 de agosto e 30 de setembro de 2026, como definido pelo governo. Os órgãos também vão manter serviços essenciais e garantir que a liberação dos funcionários não prejudique o atendimento.

Empresas privadas

Em empresas que não são públicas, a definição de funcionamento ocorre por gestão própria. Os locais privados podem decidir se vão liberar os funcionários, reduzir jornada, trabalhar remotamente, organizar um sistema de compensação das horas em que os funcionários serão liberados ou manter o expediente normal.

Como ponto facultativo não é o mesmo que feriado, faltar para assistir à partida pode levar a medidas disciplinares por parte das empresas privadas. Em várias cidades, o dia 29 de junho é feriado municipal do Dia de São Pedro, fazendo com que os funcionários sejam liberados na segunda-feira, independentemente do jogo do Brasil.


Fonte: Jovem Pan

Estados Unidos atacam Irã na região do Estreito de Ormuz, diz Exército

Os Estados Unidos realizaram novos ataques hoje na região do Estreito de Ormuz, no Irã. A informação é do Comando Central dos EUA (CENTCOM).


Fonte: UOL Noticias

Mortes: Foi a primeira advogada de São Bernardo do Campo (SP)


Fonte: UOL Noticias

Dívida pública federal do Brasil sobe 2,66% em maio e supera R$ 9 trilhões

A dívida pública federal do Brasil subiu 2,66% em maio em relação ao mês anterior e alcançou R$ 9 trilhões, em período que também registrou alta do custo de rolagem e das novas emissões de títulos, divulgou o Tesouro Nacional nesta sexta-feira (26).


Fonte: UOL Noticias

Trump chama ataque iraniano em Ormuz de “violação estúpida” do cessar-fogo

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, classificou nesta sexta-feira (26) o ataque do Irã com drones no Estreito de Ormuz como uma “violação estúpida” do cessar-fogo.


Fonte: UOL Noticias

EUA anuncia que bombardeou alvos iranianos após ataque no Estreito de Ormuz

EUA anuncia que bombardeou alvos iranianos após ataque no Estreito de Ormuz


Fonte: UOL Noticias

Polícia Civil resgata mulher em cárcere privado em Ivaiporã e prende suspeito por estupro

Polícia Civil resgatou uma mulher que era mantida em cárcere privado em Ivaiporã, na tarde desta sexta-feira (26). A ação ocorreu depois que familiares comunicaram o desaparecimento da vítima. Um ho…


Fonte: UOL Noticias

Ecovias adia início do pedágio free flow na Anchieta-Imigrantes

A Ecovias adiou o início da operação do sistema de pedágio eletrônico sem cancelas, conhecido como free flow, no Sistema Anchieta-Imigrantes. A cobrança automática estava prevista para começar em 1º de julho, mas a concessionária informou que ainda realiza testes operacionais e aguarda autorização da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) para iniciar a operação definitiva.


Fonte: UOL Noticias