Conta de luz seguirá sem taxa extra em fevereiro, decide Aneel
Divulgação/Agência Nacional de Energia Elétrica
As contas de luz de agosto terão um alívio de R$ 767,2 milhões com o chamado “bônus de Itaipu”, segundo informações divulgadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta quinta-feira (25).
Pelos cálculos da Aneel, consumidores com consumo médio mensal de 116 kWh — próximo à média dos beneficiários — devem receber um crédito de cerca de R$ 9,16.
🗒️ Tem alguma sugestão de reportagem? Mande para o g1
O bônus de Itaipu é um crédito distribuído anualmente a milhões de consumidores residenciais e rurais. O valor é calculado com base no saldo da conta de comercialização da energia gerada pela usina hidrelétrica binacional no ano anterior.
Em 2025, o saldo da conta de Itaipu chegou a R$ 1,29 bilhão.
Agora no g1
Antes da distribuição do crédito aos consumidores, R$ 524,4 milhões foram descontados do total para formar uma reserva técnica financeira para 2026. Segundo a Aneel, esse mecanismo foi criado para reduzir os impactos de variações no fluxo de caixa e na tarifa da usina.
A homologação dos valores está prevista para a reunião da diretoria da Aneel na próxima terça-feira, conforme a pauta divulgada nesta quinta-feira. A agência ainda não informou qual será o impacto do bônus na conta de luz de cada consumidor.
Fonte: